É toda uma estrutura. O teu corpo, que tão depressa aquece como arrefece. Que te faz sentir que nada te abala ou que tudo não passa de meandros de fantasia, rasando o núcleo da realidade. É uma estrutura aquela forma geométrica que tem mãos, pernas e pés, que tem sangue quente a pulsar nas veias e uma pele gelada como se o habitat natural fosse o Pólo Norte ao invés das ruas de Lisboa, palmilhadas dia após dia.
É toda uma estrutura. Os minutos e os segundos do relógio controlados até à exaustão, enquanto os sentimentos ficam para segundas núpcias. O coração com as batidas rítmicas ignorado em prol dos passos planeados e executados sem nenhuma falha. Pelo menos, para os que veem. Porque dentro dessa estrutura - o teu corpo - tu sentes que falhaste e que o caos te revela que mais um passo em frente e despenhas-te no precipício, sem possibilidade de retorno.
O teu corpo é uma estrutura ordenada por ti, preenchida com as regras que foste recolhendo, moldada pelos desejos dos outros e por aquilo que esperam que sejas. Limas as arestas até ficarem direitas. Endireitas a coluna, desatendendo que ela é torta por natureza e prossegues. Prossegues num caminho que ninguém sabe muito bem onde leva, mas sobre o qual todos teimam em opinar.
E tu, movida pelas estruturas dos outros, que te sustêm e mantêm de pé, dás-lhes ouvidos, correndo mundo até os músculos do teu corpo latejarem, mesmo que não concordes com esse rol de vontades alheias.
Estrutura. É esse o nome do teu corpo. É esse o nome do meu. Porque o teu corpo e o meu são o mesmo. Porque o nosso corpo é um só quando eu me olho ao espelho e vejo nele refletida a imagem da minha estrutura.
Quando saio do banho, reorganizo as peças no sítio certo. E no espelho embaciado já não há lugar para o reflexo do meu corpo, embora eu saiba que ele está lá, atrás do véu de condensação. O vapor abre espaço e forma letras. E eu sei que, juntas, formam a definição dessa estrutura. A estrutura que é todo o meu corpo.
E já não é um somente um corpo o que o espelho me devolve. Mas sim o seu significado. O significado dessa estrutura, que é mais do que um esqueleto com alguma carne, embora seja aquilo em que eu me tornei. O significado dessa estrutura, marcado no espelho: Sociedade.
Este texto integra o meu livro:
Sem comentários:
Enviar um comentário